Com taxas de juros que variam de 0,75% a 1,75%, a CooperMel oferece ao seus associados seis diferentes linhas de crédito. Uma delas, criada para que o cooperado ou seu dependente possa pagar o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotivos) de uma vez só e com desconto, além do DPVAT, licenciamento e multas.
O pagamento à cooperativa, neste caso, pode ser feito em até cinco vezes. A linha de crédito é de R$ 300,00, no mínimo, e sua vigência vai de 1º de janeiro a 28 de fevereiro. A taxa de juros é de 1,20% ao mês, somado à TR (Taxa Referencial), sobre o saldo devedor, cobrados junto à parcela mensal.
O valor máximo que pode ser emprestado, por associado, é de 2,5% do Patrimônio de Referência da Cooperativa, calculados sobre o mês imediatamente anterior ao pedido do empréstimo, observados os limites estabelecidos conforme a linha de crédito solicitada.
Para esta linha de crédito, a renda do cooperado pode ser comprometida em até 25% do seu salário nominal, para pagamento, ao mesmo tempo, das cotas de capital, parcelas de empréstimos e outras obrigações que ele venha a contrair com a cooperativa.
Condições de crédito
Para que o cooperado possa ter uma concessão de crédito, é preciso atender aos critérios abaixo, salvo alguma decisão contrária da Diretoria Executiva da CooperMel:
– Ser associado na cooperativa;
– Ter, no mínimo, 90 dias de registro na empresa;
– Manter situação econômico-financeira adequada;
– Manter cadastro atualizado;
– É vedada a concessão de créditos para não associados.