COOPERMEL -Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários das Empresas Melhoramentos de São Paulo

FINANÇAS

Educação Financeira

Dicas da CooperMel

Educação financeira: atenção e cuidados para uma vida financeira saudável

O tema “Educação Financeira” merece nossa atenção, é um assunto de extrema importância e precisa ser levado a sério. Mas, o que é Educação Financeira?

De uma forma muito simples, educação financeira consiste em como usar nossos recursos financeiros de maneira consciente e responsável, numa relação saudável com o dinheiro. Com base na educação começamos a ter mais responsabilidade e planejar melhor nossas ações de consumo, passamos a priorizar o futuro para praticar gastos mais conscientes. Dessa forma, mudamos não só a visão sobre o consumo, mas também, tudo que está ligado a ele como família, amigos, trabalho, etc.


Nesse caso, se você já aderiu à educação financeira, parabéns, continue a praticá-la. Se você ainda está pensando no assunto, seja persistente e vá em frente. E se você ainda não se decidiu, está na hora de começar a refletir sobre essa questão.

10 dicas que podem te ajudar:

Faça mensalmente um planejamento financeiro, baseado na sua renda mensal (salário e outros ganhos), para saber o quanto e onde deve e pode gastar.

O controle dos gastos é fundamental para o sucesso da sua educação financeira. Por isso, procure não gastar mais do que ganha, para não ter dores de cabeça no futuro.

Seja consciente na hora de consumir, independentemente de ser um serviço ou produto. Analise bem o custo benefício e a necessidade do que pretende adquirir.

Aprenda a identificar o real valor dos serviços e produtos, pois assim estará valorizando o seu dinheiro também.

Sempre que puder, analise os seus gastos e procure cortar os possíveis excessos ou até mesmo economizar em algumas despesas, como energia elétrica, por exemplo.

Procure adquirir só o necessário, o que for realmente consumir. Assim você economiza e não gera desperdício, principalmente do seu dinheiro.

Estipule metas para os seus gastos de médio e longo prazo, fazendo sempre um planejamento antecipado, para que ao longo da vida consiga conquistar aquilo que deseja, como uma viagem ou um imóvel, por exemplo.

Se possível, não faça dívidas, procure comprar à vista. Mas, se houver necessidade, programe-se para assumir compromissos que pode cumprir e mantenha os pagamentos em dia. O descontrole financeiro é prejudicial em todos os sentidos.

Todas estas dicas são importantes, mas algumas exigem que você tenha conhecimento de causa para poder implementá-las. Por isso, fique atento às mudanças econômicas para sempre tomar a decisão mais acertada.

Quando o assunto é educação financeira, não dá para imaginar que o resultado positivo depende só de você. Os seus bons hábitos no trato com o dinheiro devem contaminar as pessoas com quem você se relaciona, seja na família, no trabalho ou nos negócios.

Cursos online Educação Financeira (BACEN)

O que é uma Cooperativa de Crédito?

Sicredi e Turma da Mônica:
orçamento familiar